quarta-feira, 2 de maio de 2007

Voltar quase sempre é partir para um outro lugar.


Hoje voltei....

Algumas pessoas que acompanham o blog (salve!) me cobraram que não tenho escrito aqui ultimamente. Geralmente, preciso de um bom motivo: uma inspiração ou uma indignação....o que não é nada muito original, convenhamos...mas nada que me envergonhe.

Pois bem...
...voltei a escrever no blog, pois hoje também voltei a um lugar que um dia já me trouxe a ilusão do conforto e do aconchego.

O retorno é sempre algo diferente. O olhar é diferente. Os cheiros, as texturas, os gostos são os mesmos, mas o olhar é diferente. O olhar, como todo sentido, seduz. E o fato de ele poder mudar (que bom!!!) resolve muita coisa. Os sentidos são traiçoeiros por natureza. Os cheiros, as texturas e os gostos fazem com que algo tente nos convencer de que ainda podemos nos entregar às mesmas tentações, que ainda podemos nos entregar a certos prazeres libidinosos, ou nos alimentar do gosto que as lembranças deles deixaram nas “papilas gustativas de nossa memória”.

Mas, sagrado seja o momento em que cai o véu das tolices, da embriagues e da sedução da noite. Não que a noite e a boemia tragam sempre algo de ruim em sua efemeridade, pois o que há de efêmero na vida tem sempre seu valor justificado pelo caráter de experiência insubstituível...pelo seu caráter finito. A noite, os acasos...hoje reverencio a todos.

O quero dizer é que alguns momentos, cuja beleza está na própria espontaneidade, se empobrecem quando um “sistema de funcionamento" é revelado. As situações tornam-se previsíveis e os momentos mais belos tornam-se tolos como um pôr-do-sol de cinco horas de duração: o que havia de poético é banalizado pela insistência e sua beleza é diluída e banalizada pela sua previsibilidade.

Voltei. E desta volta tirei a lição de que o melhor que fiz foi ter partido. Voltar quase sempre é partir para um outro lugar.

"Quanto me andei
Talvez pra encontrar
Pedaços de mim pelo mundo
Que dura ilusão
Só me desencontrei
Sem me achar
Aí eu voltei
Voltar quase sempre é partir
Para um outro lugar"

- Paulinho da Viola.

Paulinho da Viola está certo, e certo estão todos os insatisfeitos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Demorou, mas voltou com tudo, heim?!
Gostei muito do post, e do exemplo crepuscular! Entendi bem o que vc quer dizer...
Ah, a tirinha do Angeli, acima, também é ótima! Já tive as 3 situações aqui. Algumas vezes.
Aliás, o Angeli é meio Tom Waits, aproveitando a imagem postada. Ele sempre tem essas sacadas da vida cotidiana dos refugos da noite...
E a conversa hoje realmente foi meio surreal. As vezes me perguntava se estava ouvindo certo mesmo, ou se eles não eram conhecidos fazendo alguma brincadeira estranha...
Abraço!
/

Daniel Ferreira disse...

Concordo Viking!