terça-feira, 29 de maio de 2007

O pH do substrato.

O processo da gênese de um tema ou assunto para meu blog tem sido cada vez mais curioso. Noto que isso ocorre das mais diversas formas: às vezes por meio da motivação mais efêmera, às vezes por um sentimento como a frustração e às vezes por um simples desejo de semear idéias e ver se delas pode surgir algo que mereça, posteriormente, habitar minha memória.

Escrever neste blog tem sido como cultivar espécies de plantas bizarras numa estufa de vidro cristalino... em plena Avenida Paulista. Convidados a ver, a entrar e a sentir, os leitores encontram plantas grandes e pequenas, coloridas ou opacas, cheirosas ou não... com frutos doces e amargos.

Os leitores e voyeurs que passam por aqui já devem saber que sou responsável por um bonsai que me acompanha desde que nasci. Por isso, antes de iniciar este texto, resolvi tirar uma duvida cuja resposta poderia fornecer um rico material metafórico para futuras postagens: Qual é o pH do solo de um bonsai?

A resposta que consegui me mostrou algumas coisas:

1- O “solo” do bonsai, na verdade, chama-se “substrato”.
2- O pH ideal do “substrato” varia conforme o tipo de folhas que o bonsai produz: grandes ou pequenas.
3- Um método prático para se determinar o pH do solo é a observação através do tamanho das folhas: folhas maiores, pH mais ácido; folhas menores, pH mais alcalino.

Verificando o significado da palavra “substrato”, descobri o seguinte:

“Na indústria gráfica, substrato é todo suporte que irá receber a impressão. Substrato, em ecologia, refere-se à superfície, sedimento, base, meio ou ainda qualquer superfície que possa servir de suporte a organismos vivos.”

Pois então é isso!!! O blog é o espaço visual...gráfico...onde isso pode ocorrer. Mas é também a superfície imaginária...o solo sintático ocupado por esta flora semântica!

“Qual é o pH do solo de um bonsai?” Uma pergunta fútil, mas juro que é uma preocupação genuína! Eu achei que o substrato estava ácido demais. E achei que isso não estava fazendo muito bem para meu bonsai.

Meu bonsai tem folhas pequenas... Prefiro as folhas pequenas...sutis.
Logo, descobri hoje que meu bonsai precisa de um substrato com um pH que não fosse ácido. A única maneira de cuidar bem dele seria retirando a acidez do substrato.

Neste final de semana, descobri uma ótima maneira de fazer isso:
Basta colocar um pouquinho de açúcar, ou canela. Mas a canela é muito melhor, pois tem um aroma especial...muito especial!!!

Com o pH do substrato do meu bonsai equilibrado, ele já está com as folhinhas muito mais verdinhas!!!

4 comentários:

Laurinha disse...

a canela tem também outras propriedades... um tanto mal intencionadas, talvez... mas vai ter que assistir a "Temperos da Vida" pra descobrir

Anônimo disse...

Pra quem será que foi esse post??? hehehehe
Bom, bem vindo a familia viu cunhadinho?
Beijos

Anônimo disse...

Ah! Te linkei... pode?

Anônimo disse...

Aprendi muito